Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

APAE PARTICIPA DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE -de Augusto Pestana, como instituição de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, tem o dever de se comprometer e de contribuir com a construção de uma educação de qualidade. Para isto vem redimensionando e (re) significando a sua forma de atendimento como parâmetro à compreensão de que todas as pessoas têm possibilidades e diferenças. A partir disso, devemos incentivar e valorizar as potencialidades de cada pessoa, para que todos consigam exercer sua cidadania em plenitude. Neste sentido, a APAE oferece aos educandos a formação com vistas ao ensino cooperativo, no qual todos tenham oportunidade de crescer de maneira participativa, ativa e significativa. Temos um quadro de profissionais especializados (educadora especial, psicólogo e fisioterapeuta), tanto no atendimento da educação escolar, quanto no atendimento clínico. Os ambientes são equipados para dar suporte às necessidades específicas que os alunos com dificuldades especiais de aprendizagem apresentam, dando atendimento também no turno inverso ao da escola regular.

É muito importante ressaltar que a APAE tem o cuidado em construir uma educação que não rotule, organizando os seus serviços de apoio para que realmente juntos consigamos organizar, orientar, capacitar, (re) avaliar, esclarecer professores e diretores onde a inclusão seja o foco das discussões. Este foi o foco dos estudos que ocorreu com o grupo de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos da rede que ocorreu no dia 08 de abril, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

A APAE, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC - de Augusto Pestana, têm se preocupado com estas questões e por isto busca esta construção educacional, reafirmando parcerias na capacitação de professores da Rede Municipal. Informa a comunidade que além dos profissionais que podem auxiliar os alunos do ensino regular, possibilita parcerias com convênios médicos.

Por : Flávia Garcia Fernandes, Coordenadora Pedagógica da SMEC de Augusto Pestana

e Maria de Fátima Schifer, Coordenadora Pedagógica da APAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário