Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

E.M.E.F. DR.PESTANA, RINCÃO DOS MULLER, COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



E.M.E.F. DR.PESTANA, RINCÃO DOS MULLER, COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


           Com o intuito de despertar nas crianças a valorização consciência negra, os alunos do 1° ano da E.M.E.F. Dr. Pestana realizaram a "Dinâmica das Flores" juntamente com a Professora Catia Hüller. A turma fez um passeio pela escola com o objetivo de observa as diversas flores: cor, cheiro, textora. Posteriormente cada um escolheu uma flor e falou sobe ela. Com a dinâmica foi possível destacar e observar que o fato das flores e falou sobre ela. Com a dinâmica foi possível destacar e observar que o fato das flores serem diferentes elas não são menos belas que as outras e assim, como as flores, cada um é diferente, mas não menos importante e entre nós, sseres humanos, muitas coisas variam: cor da pele, tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, cor da pele...E por isso temos um mundo bonito, como na natureza, cada flor tem sua beleza, como. Se tudo fosse igual, não teríamos a riqueza da diversidade, que enche a vida e a natureza de graça, concluiram os alunos.
                       Posteriomente, escutaram a história: Menina Bonita do Laço de Fita e representaram-através de uma maquete com massinha de modelar, onde modelaram todos os personagens, inclusive coelhos de diversas cores.  
" Foi uma reflexão muito válida, pois na prática as crianças perceberam o quanto a diversidade é bonita, tanto na natureza como com os humanos", conclui a Prof. Catia.


                         O 2° ano da E.M.E.F. Dr. Pestana, da Professora Ana Bazzana  realizou um diálogo sobre as diferentes literaturas trabalhadas de origem africanas e afro-brasileiras, relacionado com a cultura africana. Brincaram com diferentes atividades lúdicas: Escravos de Jó, Negrinhos da África, além de elaborarem um texto temático.

                         Já o 3 ° ano da Prof. Cledi Schneider realizou uma pesquisa na internet sobre "O dia da Consciência Negra", descobriram o "Hino da Negritude", o Cântico da Africanidade Brasileira e trabalharam a letra do ino, interagindo com a turma do 4 ° ano da Prof. Cleci Bauer, que intensificou as diferentes formas históricas em quadrinhos da Cultura Africana, e em histórias de varal.
                        Os alunos de quinta à oitava série dialogaram sobre a cultura africana na diversidade cultural brasileira e o Dia da Consciência Negra relacionado com a Abolição da Escravatura. A Professora Rosenara também organizou com os alunos a distribuição de receitas típicas.
                         Segundo a diretora da escola, Lourdes Schmidt, as crianças conseguiram perceber as muitas diferenças culturais nas diferentes etnias brasileiras, resgatando e valorizando o negro no contexto que vivem, integrando estas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário