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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Disciplina Intelectual e Movimento Humano são temas da última reunião de formação continuada anual da SMEC

    Disciplina Intelectual e Movimento Humano são temas da última reunião de formação continuada anual da SMEC


                A última Formação Continuada de Professores do ano de 2010 foi marcada por muitas reflexões provocações nesta última sexta-feira, dia 26/11/2010. O evento ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal e trouxe de manhã o Prof. Dr. José Pedro Boufleur com o tema "Disciplina Intelectual e Interdisciplibaridade .

                Boufleur provoca a reflexão de "qual é  o foco da educação hoje"? "Onde está o miolo da educação"? Talvez tenha sido aberto de mais o leque de "todas"as responsabilidade humanas ao professor e estamos esquecendo da função básica da educação escolar: comunicar à outras geraçõs o mundo, que vale à pena viver em sociedade. Fala da relação positiva do professor com o mundo, já que , como seres humanos, somos uma espécie pedagógica: aprendemos rapidamente com quem já aprendeu. Neste sentido, não faz sentido cópias, transmissões, mas passagens construídas de cada ser humano a outro. Reintera que o foco da educação está na sala de aula, no testemunho do educador e no compromisso do aluno. Estes três pilares são fundamentais para haver aprendizagem dentro de uma situação pedagógica, isto é, condições de aprendizagem onde haja comunicação. Para o professor da Unijuí, a escola é o espaço da oxigenação da cultura. O problema da escola é a superficialidade: não saber o porquê se estão ali os conteúdos e para que servem. A escola é também um espaço vivo de comunicação onde o conhecimento é vivificado. Máquinas não fazem isto e a base desta inteligência é a disciplina. Não se aprende sem esforço póprio. A condição humana é tensional e como dizia Kant "o desafio da humanidade é dominar a animalidade".

                       A disciplina é o caminho para auto-disciplina. Disciplinamos uma criança para que depois ela se discipline sózinha. A ausência da disciplina passa a ser a negação da educação, concluiu  Boufleuer e a aprendizagem é a perturbaçõ do conhecimento, ideias. Para cada ganho é preciso investimento. Não temos ganhos sem perdas: esta é a lógica do equilibrio. Como ser humano, não tenho como contrribuir para uma sociedade humana sem a coerção do animal, e para isto a disciplina intelectual é necessária em todas as idades da educação escolar ou /e familiar.

                         Na parte da tarde, o Prof. de Educação Física daUnijuí, Paulo Carlan trouxe à tona o "O movimento humano infantil", no qual dialogou com o grupo de educadores sobre corporeidade, o papel do movimento humano no contexto escolar. Trouxe também algumas reflexões sobre os vários tipos de inteligência, a teoria do "Se-Movimentar" de Kunz e o movimento como anterioridade da criança. 

                                                                                                           Por Flávia Garcia Fernandes


Prof. Paulo Carlan


Prof. Dr. José Pedro Boufleuer








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