Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

E.M.E.F.ROCHA POMBO E DR.PESTANA NA O.L.P.

SMEC participa da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


      A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

      A Secretaria Municipal de Educação de Augusto Pestana-SMEC realizou uma parceria com o Ministério da Educação no projeto deste ano. Na Rede Municipal de Educação, a professora Célia R.B. da Silva aderiu ao projeto e está animando seus alunos de quinta e oitava séries das escolas municipais: E.M.E.F. Dr. Pestana e E.M.E.F. Rocha Pombo, produzindo crônicas e poemas.

     Os alunos competirão com outros alunos em etapas estaduais, regionais e federais. Os prêmios para professores e seus alunos selecionados variam de medalha e livros; aparelho de som portátil, placa de homenagem, microcomputador e impressora. As escolas dos alunos vencedores ganharão 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

     A cada semana estaremos divulgando poemas destes alunos, por ordem de sorteio, em jornal locais e no blog da rede municipal, pelo endereço http://augustopestana.blogspot.com/. A coordenadora pedagógica da SMEC, Flávia Fernandes, também afima que iniciativas como esta estimulam a produção textual e permitem melhorar a qualidade de ensino local.Também parabeniza a professora Célia por aceitar o desafio ao estimular nossos alunos ousar a escrever desta forma, e lembra o mestre Mario Osorio Marques, que afirmava que "escrever é preciso".
CONFIRA AS CRÔNICAS DOS ALUNOS DA OITAVA SÉRIE DA E.M.E.F. DR.PESTANA:



Conheça os Autores:

Sabrina dos S. BuenoDara B. MenschNaira Raquel GraunnckeCarine Laís GoergenAndréia Maria Scheer


Anderson Wildner Portolon


Gilmar Luciano Corneau
Jocemar Silva Rodrigues

 Luana Vargas          Djulio Tainan MarcksJonatas Hoynacki Ribeiro

Leo Zardin

Gabriel Bernardi Zardin

Cibele dos Santos Bueno

Luiz Felipe Makoski


Juliano Almeida GriesangRafaela Taís FührLuan Mateus NetherGuilherme Roberto Beck MainardiValentina PedroniJamile Karlinski Dapper

Fabricio da Silva Pauli

Douglas Rafael BauerAldair Roberto VeitJéssica Taíse Hüller GoergenCleber Hartmann MullerTaís Caroline WolfVanusa Alves dos Reis


Gabriel Andrei Bernardi

Alberto Nienow Eberhardt

Milene Casarin Tisott


Ricardo Siqueira Gehrke

Emerson Sparrenberger

OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS: CRÔNICAS

ALUNOS DA OITAVA SÉRIE

E.M.E.F.DR.PESTANA

PROF. CÉLIA






14 comentários:

  1. Gabriel Andrei Bernardi28 de setembro de 2010 às 04:46

    Vamos Preservar

    Cedo da manhã acordo
    e vejo os pássaros a voar
    e nas arvores a cantar
    para nos alegrar.

    Vejo as plantas crescer
    e os frutos amadurecer.
    As flores a nascer
    e as plantas florescer.

    Borboletas voando pelo ar
    para fecundar.
    Animais a procura de alimento
    para seu crescimento.

    Os animais são sensacionais
    e muito especiais
    E com muito dedicação
    vamos tirar os animais da extinção.

    Vamos plantar
    preservar
    e ajudar para o mundo
    não acabar.

    (Rafaela Taís Führ)

    ResponderExcluir
  2. O Lugar onde vivo

    O lugar onde vivo
    é muito bonito com
    muitas flores, algumas dão
    alergia e que dão dores.

    Onde vivo tem
    vizinhos meio chatos
    e legais,mas eu tenho
    muitos que eu não quero mais

    Eu vivo perto de uma casa
    muito grande que se
    expande em instantes
    igual a um tanque.

    A onde vivo
    tem portas e janelas
    e eu não posso
    ficar longe delas.

    Cléber

    ResponderExcluir
  3. O LUGAR ONDE EU MORO

    Ao levantar todo dia
    Com o canto do galo
    Abro a janela e vejo
    O lindo lugar onde eu moro

    Sou muito feliz
    Onde eu moro gosto de tudo
    Minha casa
    Minha família
    Meus amigos
    Minha rua
    Meus vizinhos
    Meu bairro

    Augusto Pestana é meu lar
    É aqui
    Que eu quero ficar

    (Luiz Felipe Makoski)

    ResponderExcluir
  4. Minha Casa

    Toda branquinha
    igual algodão,
    minha casinha
    igual não tem não.

    Minha casinha é aconchegante
    Toda a minha família mora lá
    Onde me sinto contente
    Amigos sempre aparecem por lá.

    Muito velhinha,mas bem cuidadinha
    Da minha casa não quero sair
    Quando eu ficar grandinha
    Vou estudar,trabalhar,mas nunca partir

    Eu moro no Rincão dos Bazana
    lá tem muita banana
    também lá tem caldo de cana
    E eu sou muito bacana.
    (Milene Casarin Tisott)

    ResponderExcluir
  5. O LUGAR ONDE EU MORO

    Ao levantar todo dia
    Com o canto do galo
    Abro a janela e vejo
    O lindo lugar onde eu moro

    Sou muito feliz
    Onde eu moro gosto de tudo
    Minha casa
    Minha família
    Meus amigos
    Minha rua
    Meus vizinhos
    Meu bairro

    Augusto Pestana é meu lar
    É aqui
    Que eu quero ficar

    (Luiz Felipe Makoski)

    ResponderExcluir
  6. Praça Eque Encanta

    Em Augusto Pestana,
    Ha´ arvores esverdeantes
    os pásaros a voar
    e as pessoas a cantar.


    Na praça a olhar,
    sentados em bancos
    os peixes a nadar
    No lago juntos os sapos a cantar.


    Juntos a nadar,
    com os peixes a brincar
    No fundo do lago a enchergar,
    os filhotes a brincar.


    No fundo pedras a brilhar,
    quando la´ vou,
    escuto o som da natureza,
    o vento a assobiar.

    Os pássaros a cantar,
    nas arvores a sentar,
    a se assustar das pessoas
    que cruzam por la´.

    ( Emerson Sparremberger )

    ResponderExcluir
  7. Minha casa

    minha casa tão grande
    mas ao mesmo tempo tão pequena
    tão linda, tão aconchegante
    é onde me sinto confiante

    Mesmo que seja linda
    ou mesmo que seja feia
    minha casa é tão brilhosa
    minha casa é tão perfeita

    Minha casa
    só minha
    nela tenho inspiração
    amo ela
    do fundo do coração

    Gosto do meu quarto
    onde há um brilho quente
    e é lá que me sinto contente

    Ele é muito bonito
    nele tem um brilho infinito
    é lá eu me sinto inspirada
    e ao mesmo tempo adorada

    Meu quarto
    mora no meu coração
    nele tenho inspiração
    para mim
    ele é perfeito!

    (Valentina Pedroni)

    ResponderExcluir
  8. A PRAÇA

    A praça é bela
    como uma cinderela
    lá tem muitas flores
    que são amarelas.

    Na praça todo mundo vai
    lá é especial
    tem muita criança alegre
    isso é essencial.

    Lá na praça tem uma quadra
    que tem muita meninada
    jogam muita bola
    e também muita pelada.

    (Fabricio da Silva Pauli)

    ResponderExcluir
  9. A PRAÇA

    A praça é bela
    como uma cinderela
    lá tem muitas flores
    que são amarelas.

    Na praça todo mundo vai
    lá é especial
    tem muita criança alegre
    isso é essencial.

    Lá na praça tem uma quadra
    que tem muita meninada
    jogam muita bola
    e também muita pelada.

    (Fabricio da Silva Pauli)

    ResponderExcluir
  10. A CIDADE ONDE EU VIVO

    Acidade onde eu vivo é Augusto Pestana
    tem muita cuca da vovó
    e o principal é o bom chimarrão
    que é tradição do Gauchão

    E o que tudo mundo gosta
    é o bom salame daqui
    e as escolas nem se fala
    Venha já para aqui

    E o que todo mundo gosta
    das festas do município
    tem dança, tem shopp
    Até no Bom Princípio

    E o bom de tudo isso
    que Augusto Pestana é
    uma cidade boa de se viver
    Aqui o povo tem fé.

    (Luan Mateus Nether)

    ResponderExcluir
  11. A CIDADE ONDE EU VIVO

    Acidade onde eu vivo é Augusto Pestana
    tem muita cuca da vovó
    e o principal é o bom chimarrão
    que é tradição do Gauchão

    E o que tudo mundo gosta
    é o bom salame daqui
    e as escolas nem se fala
    Venha já para aqui

    E o que todo mundo gosta
    das festas do município
    tem dança, tem shopp
    Até no Bom Princípio

    E o bom de tudo isso
    que Augusto Pestana é
    uma cidade boa de se viver
    Aqui o povo tem fé.

    (Luan Mateus Nether)

    ResponderExcluir
  12. Praça Que Encanta

    Em Augusto Pestana,
    Há árvores esverdeantes
    os pássaros a voar
    e as pessoas a cantar.

    Na praça a olhar,
    sentados em bancos
    os peixes a nadar
    No lago juntos os sapos a cantar.

    Juntos a nadar,
    com os peixes a brincar
    No fundo do lago a enxergar,
    os filhotes a brincar.

    No fundo pedras a brilhar,
    quando lá vou,
    escuto o som da natureza,
    o vento a assobiar.

    Os pássaros a cantar,
    nas árvores a sentar,
    a se assustar das pessoas
    que cruzam por lá.

    (Emerson Sparremberger )

    ResponderExcluir
  13. Praça Que Encanta

    Em Augusto Pestana,
    Há árvores esverdeantes
    os pássaros a voar
    e as pessoas a cantar.

    Na praça a olhar,
    sentados em bancos
    os peixes a nadar
    No lago juntos os sapos a cantar.

    Juntos a nadar,
    com os peixes a brincar
    No fundo do lago a enxergar,
    os filhotes a brincar.

    No fundo pedras a brilhar,
    quando lá vou,
    escuto o som da natureza,
    o vento a assobiar.

    Os pássaros a cantar,
    nas árvores a sentar,
    a se assustar das pessoas
    que cruzam por lá.

    (Emerson Sparremberger )

    ResponderExcluir
  14. A PRAÇA

    A praça é bela
    como uma cinderela
    lá tem muitas flores
    que são amarelas.

    Na praça todo mundo vai
    lá é especial
    tem muita criança alegre
    isso é essencial.

    Lá na praça tem uma quadra
    que tem muita meninada
    jogam muita bola
    e também muita pelada.

    (Fabricio da Silva Pauli)




    A CIDADE ONDE EU VIVO

    Acidade onde eu vivo é Augusto Pestana
    tem muita cuca da vovó
    e o principal é o bom chimarrão
    que é tradição do Gauchão

    E o que tudo mundo gosta
    é o bom salame daqui
    e as escolas nem se fala
    Venha já para aqui

    E o que todo mundo gosta
    das festas do município
    tem dança, tem shopp
    Até no Bom Princípio

    E o bom de tudo isso
    que Augusto Pestana é
    uma cidade boa de se viver
    Aqui o povo tem fé.

    (Luan Mateus Nether) A PRAÇA

    A praça é bela
    como uma cinderela
    lá tem muitas flores
    que são amarelas.

    Na praça todo mundo vai
    lá é especial
    tem muita criança alegre
    isso é essencial.

    Lá na praça tem uma quadra
    que tem muita meninada
    jogam muita bola
    e também muita pelada.

    (Fabricio da Silva Pauli)

    ResponderExcluir