Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESCOLA MUNUCIPAL DE AUGUSTO PESTANA APRESENTA PROJETO NA RBS TV



ESCOLA MUNUCIPAL DE AUGUSTO PESTANA APRESENTA PROJETO NA RBS TV






Inês F.Wentz[1]

 
             A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pestana, recebeu a visita da RBS TV de Cruz Alta, no dia 20 de agosto, para conhecer e registrar o projeto “Juntos Semeando Um Novo Amanhã”. A reportagem foi apresentada no dia 24/08/2010, no Jornal do Almoço.

         Juntamente com a Secretária de Educação, Marisa Stragliotto e o Secretário da Agricultura, Elvio Spies, a equipe de reportagem entrevistou a Diretora Lourdes M. Schmidt, a Professora responsável pelo Projeto, Inês F. Wentz, o Presidente do CMP e os alunos, dando ênfase aos objetivos deste Projeto: mostrar alternativas diversas de permanência do aluno e suas famílias no Meio Rural e estimular uma alimentação saudável. A escola está recebendo visitas da comunidade regional para conhecer o Projeto. Para agendar uma visita, contatar com a Prof. Lourdes, pelo telefone (55) 84029597.

      No decorrer dos últimos anos, a escola despertou o interesse para ampliar a sua atuação no sentido de mostrar alternativas de sobrevivência e geração de renda para os educandos. Esta preocupação deve-se ao fato de que a maioria dos alunos é de origem do meio rural e,devido a este fato necessita encontrar novas alternativas para a permanência neste meio gerando renda e agregando qualidade de vida. Outro fator a ser considerado é o fato de possibilitar o conhecimento a comunidade de forma geral sobre a importância do cultivo e preparo do solo para a produção de alimentos orgânicos e com um preço accessível.
        No ano de 2007 teve início a organização da estufa, a horta escolar e o relógio humano. Após discussões e estudos técnicos a área foi delimitada e se começaram as primeiras atividades.

       Através de um trabalho em mutirão, contando com o apoio dos pais foi organizada a estrutura da estufa, o relógio humano e feito o cercamento da área destinada à horta e o pomar. Esse trabalho envolveu a Direção Escolar, os professores, os pais, os alunos, além de contar com o apoio técnico da EMATER-RS/ASCAR, no turno inverso de aula.
     A área utilizada no referido Projeto compreende uma dimensão de aproximadamente um hectare. Uma parte é destinada para a horta e a outra para plantar árvores nativas, frutíferas e a montagem do relógio humano. Após esta primeira etapa, foi organizado um cronograma de atividades, duas vezes por semana, no turno inverso ao escolar.

 
Horta Escolar-Estufa tem por objetivos:

→ Proporcionar ao educando o cultivo de plantas que serão utilizadas para a merenda escolar:

→Alertar para o cultivo de alimentos orgânicos, a importância de uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador.

→ Identificar as diferentes variedades de hortaliças, época de plantio, seu valor nutricional e comercial.

→ Preparar alimentos cultivados na horta utilizando diversas receitas e técnicas de aproveitamento.

Para que possamos desenvolver este Projeto preservando a conservação do solo com a produção de alimentos saudáveis, a escola utiliza na horta somente matéria orgânica( palhas diversas, resíduos de soja, trigo). O controle de pragas na plantação é realizado utilizando produtos naturais.

Além das verduras anteriormente mencionadas o espaço da horta possibilita-nos o cultivo de alguns legumes. Neste ano estarão sendo feitos alguns canteiros para semear e cultivar alguns tipos de chás, como forma alternativa para prevenção e tratamento natural de algumas moléstias com um custo bastante reduzido e sem se utilizar de farmacoterápicos.

Relógio Humano


          Criado na forma de um relógio e subdividido em 12 partes iguais possibilita mostrar os diferentes tipos de chás que existem e suas principais funções sobre os órgãos do corpo Humano.


        O relógio foi feito com garrafas plásticas cheias de água que são utilizadas para dar o formato e separar as horas. Esta é uma oportunidade de dar uma nova utilidade às garrafas descartáveis sem poluir o meio ambiente.


Cisterna



            A Cisterna funciona desde 2008 e tem como objetivo mostrar alternativas de preservar as fontes de águas potáveis, reduzindo os custos para a irrigação da horta, pomar e jardim. Foi montada com tubos de PVC, os quais foram cortados ao meio, para fazerem parte das calhas, que foram colocadas no prédio onde funcionam as turmas de 5ª à 8ª séries no turno da manhã e 2ª, 3ª e 4ª séries no turno da tarde. As mesmas foram interligadas nos tubos de PCV até a caixa de água, com a capacidade para 10.000 litros de água. Para irrigação, são empregadas mangueiras no sistema de aspersão. Para cultivar folhas, são utilizadas mangueiras de gotejamento, como por exemplo, o tomate, o pimentão, o pepino, etc.





Ajardinamento e Paisagismo


       Tem por objetivo embelezar a nossa escola. Esse trabalho envolve crianças da pré-escola a 8ª série. Todos os anos são plantados novas flores, folhagens, são aparadas as cercas vivas e substituídas por outras plantas.


Compostagem de Resíduos Orgânico



        Tem por objetivo transformar os restos de alimentos da cozinha e da horta em adubo orgânico. O mesmo é feito em uma construção de tijolos com duas repartições. Em um lado da repartição, são colocadas as minhocas e os restos orgânicos. No outro lado, é colocado o solo já decomposto, que servirá de adubo para o jardim e a horta.

Pomar
          Tem por objetivo ampliar a plantação de laranjeiras, possibilitando assim o plantio de diversas frutas, que futuramente serão utilizadas na complementação da merenda escolar. Esse pomar também servirá para possíveis visitações e realizações de experimentos que complementarão a formação de alunos trazendo novos conhecimentos e apresentando-lhes novas possibilidades de produção e geração de rendas ao meio rural.

Veja o que nossa horta e pomar produzem:

Professora Inês Wentz e a Secretária da Educação Marisa Stragliotto

Diretora Lourdes M. Schmidt, Prefeito Vilmar Zimmermann e a Professora Inês F. Wentz na Escola M.E.F.D. Pestana:
Maquete das dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pestana.













--------------------------------------------------------------------------------






[1] Professora de Ciências da E.M.E.F.Dr. Pestana e Coordenadora do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário