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domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tema Gerador SMEC 2011: EDUCAÇÃO AMBIENTAL


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE AUGUSTO PESTANA

SMEC- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA



EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SMEC 2011


             A Rede Municipal de Ensino de Augusto Pestana tem a inquietação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o educando está inserido, desafiando-o a estabelecer relações, interagir, transformar, (re) elaborar e atuar no meio em que vive. Perante isso, a SMEC realiza uma pesquisa participante através de visitas a todas as escolas da rede investigando suas preocupações, sonhos e anseios, destacando-se as relacionadas com atitude e esperança, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, que o sustento vem da terra.

          Deste modo, sentiu-se a obrigação de divulgar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na Terra. Recentemente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, e a Rede de Ensino Municipal se engaja com a sociedade civil, entidades e diversos profissionais na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e continuado, e mudar isso não é um fato simples, necessitamos primeiro mudar nossos costumes e atitudes, uma vez que a transformação deve ser espontânea e consciente para que ela possa de fato ocorrer. Inúmeras situações cotidianas que praticamos influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas e a escolha do tema Educação Ambiental como gerador e mediador para outras aprendizagens.

            Acreditando que a Educação Ambiental pode servir como elo entre todas as disciplinas e conteúdos, valorizando a vida, o meio ambiente em uma perspectiva que vá além de algumas atitudes fragmentadas. Muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas é necessário trabalhar situações que possibilitem à comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.

          Existe a necessidade de conciliar a teoria com a prática no cotidiano, garantindo, assim, o futuro da humanidade e demais seres vivos do planeta. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, diretamente voltaremos a nos integrar com a natureza e consequentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, contudo, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. O tema Educação Ambiental faz-se imprescindível para colocar em prática no cotidiano, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

          Por tudo isto a SMEC em 2011 pretende estimular a mudança prática de atitudes dos educandos e cidadãos pestanenses, a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e do próprio planeta como um todo, auxilia para que a sociedade local possua um ambiente saudável, contribuindo para a vida no planeta.

Augusto Pestana, 18 de fevereiro de 2011.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

FIQUE POR DENTRO

O QUE É ECOPEDAGOGIA?



           A Ecopedagogia é um conjunto de princípios fundamentado na consciência de cada ser humano que pertence e reside em um único planeta, ampliando a solidariedade e a cidadania ecologicamente corretas, isto é, evitando lesões ao meio ambiente, local no qual moramos.

           É um aprendizado orientado para o conhecimento dos elementos naturais que definem o equilíbrio à vida cotidiana, por meio da promoção de ações sustentáveis, como o manejo e o controle dos recursos ambientais de maneira a garantirem as demandas atuais e posteriores de consumo e necessidades básicas.

São alguns princípios da Ecopedagogia:

• O planeta como uma única comunidade.


• A Terra como mãe, organismo vivo e em evolução.


• Uma nova consciência que sabe o que é sustentável, apropriado e faz sentido para a nossa existência.


• A ternura para com essa casa, pois nosso endereço é a Terra.


• Uma pedagogia que promove a vida por meio do envolvimento humano, do compartilhamento de problemas e da busca por soluções ecologicamente viáveis.


• Novas atitudes: reeducar o olhar e o coração.


• A cultura da sustentabilidade através da “ecoformação” objetivando a ampliar nossa visão de mundo.

          O tema ambiental está diretamente ligado não só à qualidade, mas à duração e à qualidade de vida – animal, vegetal e humana - no planeta. O último relatório da ONU, divulgado em Paris em 02 de fevereiro de 2007, dá conta que a deterioração ambiental vem ocorrendo em um ritmo acelerado, deste modo, mais do que nunca, é fundamental e imprescindível a implicação da escola nesta questão, trabalhando aspectos do meio ambiente de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar.



Obs: Informações capturadas em 31/01/2011, às 11:12 h, no sítio http://www.faber-castell.com.br/33276/Educadores/Ecopedagogia/default_ebene2.aspx















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