Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

V SEMINÁRIO REGIONAL DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

       Nos dias 21 a 25 de junho de 2010 participaram do V SEMINÁRIO REGIONAL DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE em Cruz Alta a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Garcia Fernandes e a professora do primeiro ano, Gracilela Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rocha Pombo.
       Hoje no Basil, as políticas públicas para  pessoas com deficiências e de altas habilidades ganham um novo rumo com a implementação da Resolução 02/2001 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacioanal, em seus artigos 2°e 7° que prevêem a matrícula obrigatória de todos os alunos em classes comuns do Ensino Regular. Como mediar a apendizagem de todos os alunos incluídos é um desafio para educadores e um cokmpromisso do poder público em todas as instâncias. Sabendo que a Inclusão não se dá por decreto, mas por mudança de paradigma, de concepção de cada sujeito que busca romper as barreias produzidas socialmente pelas deficiências para além das deficiências de cada ser humano, retornamos aos nossos municípios de origem com o compromisso enquanto profissionais da Educação de   
O Seminário regional, promovido pelo Ministério da Educação, teve por objetivo dar continuidade às ações de apoio à Formação dos multiplicadores da Política de Inclusão, visando a promoção da qualidade dos processos educacionais nos municípios da região. Para promover a ampla disseminação dos referenciais políticos, pedagógicos e legais da Educação na Perspectiva Inclusiva, foram trabalhadas na capacitação as seguintes temáticas e palestrantes: A política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com a  Prof. Ms. Marta Borgmann -Unijuí; Inclusão: Construção Sociedade de Todos, com a jornalista Claudia Werneck e grupo os Inclusos e os Sisos; Sala de recursos Multifuncionais: Oferta de Atendimento Educacional especializado - AEE, com as Profs. Esps. Ana Helena e Clarissa (FADERS); A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva - Construção do Projeto Pedagógico e Promoção da Acessibilidade com a Prof. Dra. Maria Alcione Munhoz - UFSM; BPC na Escola - Programa de Monitoramento do Acesso e Permanência das pessoas com Deficiência na Escola. Prof. Dra.Sandra Zanetti Moreira (SEESP).



Prof. Dra. Maria Alcione Munhoz


Jonalista Claudia Werneck:Grupo de Teatro: Os Inclusos e os Sisos


Prefeito e Vice-Prefeito de Cruz AltaProf. Ms. Marta Borgmann -Unijuí




Materiais confeccionados para as Salas de AEE:
Prof. Dra.Sandra Zanetti Moreira (SEESP).






Nenhum comentário:

Postar um comentário