Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto sobre o Meio Ambiente: “JUNTOS SEMEANDO UM NOVO AMANHÔ

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pestana

Localidade: Rincão dos Müller

Histórico:


No decorrer dos últimos anos, a escola despertou o interesse para ampliar a sua atuação no sentido de mostrar alternativas de sobrevivência e geração de renda para os educando. Esta preocupação deve-se ao fato de que a maioria dos alunos é de origem do meio rural e, devido a este fato necessita encontrar novas alternativas para a permanência neste meio gerando renda e agregando qualidade de vida. Outro fator a ser considerado é o fato de possibilitar o conhecimento a comunidade de forma geral sobre a importância do cultivo e preparo do solo para a produção de alimentos orgânicos e com um preço accessível.

No ano de 2007 teve início a organização da estufa, horta escolar e do relógio humano. Após discussões e estudos técnicos, a área foi delimitada e se começaram as primeiras atividades.

Através de um trabalho em mutirão, contando com o apoio dos pais foram organizadas a estrutura da estufa, relógio humano e foi cercada a área destinada a horta e pomar. Esse envolveu direção, professores, pais, alunos e contou com o apoio técnico da EMATER-RS/ASCAR, no turno inverso de aula

A área utilizada no referido projeto compreende uma dimensão de aproximadamente um hectare. Sendo uma parte destinada para horta e outra para plantar árvores nativas, frutíferas e a montagem do relógio humano. Após esta primeira etapa, foi organizado um cronograma de atividades, as terças e sextas-feiras, no turno da tarde, totalizando 8 horas semanais.
Objetivos:


→ Proporcionar ao educando o cultivo de plantas que serão utilizadas para a merenda escolar:

→Alertar para o cultivo de alimentos orgânicos, a importância de uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador.

→ Identificar as diferentes variedades de hortaliças, época de plantio,seu valor nutricional e comercial.

→ Preparar alimentos cultivados na horta utilizando diversas receitas e técnicas de aproveitamento.

Para que possamos desenvolver este projeto preocupados com a conservação do solo e com a produção de alimentos orgânicos utilizamos somente matéria orgânica, como palhas diversas, resíduos de soja e trigo e o controle de pragas na plantação é realizado utilizando produtos naturais;

Além das verduras anteriormente mencionadas o espaço da horta possibilita-nos o cultivo de alguns legumes, oleaginosas etc. Além disso, neste ano estarão sendo feitos alguns canteiros para semear e cultivar alguns tipos de chás, como forma alternativa para prevenção e tratamento natural de algumas moléstia com um custo bastante reduzido e sem se utilizar de farmacoterápicos.

Relógio Humano

Criado na forma de um relógio e subdividido em 12 partes iguais possibilita mostrar os diferentes tipos de chás que existem e suas principais funções sobre os órgãos do corpo Humano.

O relógio foi feito com garrafas plásticas cheias de água, as quais são utilizadas pra dar o formato e separar as horas. Esta é uma oportunidade de dar uma nova utilidade as garrafas descartáveis sem poluir o meio ambiente.








Cisterna


A Cisterna foi feita em 2008, com o objetivo de mostrar alternativas de preservar as fontes de águas potáveis e como forma de reduzir os custos para a irrigação da horta, pomar e jardim.


Para irrigação serão empregadas mangueiras no sistema de aspersão para cultivares folhosas dentre outras e em alguns casos serão utilizadas mangueiras de gotejamento como no caso do tomate, pimentão, pepino etc.


Ajardinamento e Paisagismo
Tem por objetivo embelezar a nossa escola. Esse trabalho envolve crianças da pré-escola a 8ª série. Todos os anos são plantados novas flores, bem como aparadas as cercas vivas e substituídas algumas das plantas da escola




Pomar

Dentro das propostas de ampliação do projeto surgiu o interesse por ampliar o pomar existente na escola, formado por algumas laranjeiras, possibilitando assim a produção de diversas frutas (laranjas, bergamotas, pêssego, ameixa, pêra, maçã etc.), que futuramente poderão ser utilizadas na complementação da merenda escolar. Este proposta de implantação do pomar contou com o apoio técnico da EMATER/ASCAR-RS e dos Viveiros Weber da cidade de Crissiumal, que doaram as mudas para a escola a fim de darmos inicio a mais esta etapa do projeto. Este pomar também servirá para possíveis visitações e realizações de experimentos que complementarão a formação dos alunos trazendo-lhes um conhecimento novo e apresentando-lhes novas possibilidades de produção e geração de renda no meio rural.





Compostagem de Resíduos Orgânicos.

Tem por objetivo transformar os restos de alimentos da cozinha e da horta em adubo orgânico. O mesmo é feito em uma construção de tijolos com 2 repartições, num lado é colocado as minhocas e os restos orgânicos e no outro lado o solo já decomposto, o qual servirá de adubo para jardim e horta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário