Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO 2010

XI Feira Municipal do Livro



         No dia 30 de junho, quarta-feira , as 19 horas, ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Augusto Pestana o lançamento da Feira do Livro 2010. No evento estiveram presentes autoridades com o Vice -Prefeito Paulo Anesi, diretores e representantes das escolas estaduais, particulares e municipais de Augusto Pestana, o senhor  Julio Abreu da Livraria Nova Geração e professores e funcionários da Rede Municipal de Educação. 
         A professora Rosângela Rosaneli, do Colégio Estadual José Langue realizou uma fala aos professores enfatizando a importância da leitura por prazer e seu estímulo diário, lembrando a frase de Mario Quintana que enfatiza que "Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas"   e que ler é fundamental para sermos cidadãos críticos e compreender o mundo que vivemos.
        Com o lema de  Nilma Lino Gomes "O que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças”
e o tema Cultura africana e afro-brasileira: costumes, identidade cultural e suas influências na atualidade a Feira deste ano será nos dias 21 e 22 de Outubro no Salão da Comunidade Evangélica Santo André.
        O tema da Feira do Livro deste ano, denominado “Cultura africana e afro-brasileira: costumes, identidade cultural e suas influências na atualidade” trará autores, oficinas e amostra de arte envolvendo o conhecimento e a valorização da cultura africana, afro-brasileira e suas influências no nosso cotidiano, buscando resgatar a identidade negra no país, na região e no município.
         Para a programação da Feira estão previstas Oficinas de Contação de Histórias, com o Grupo da Unijuí; Cultura africana e capoeira com Prof. Marcelo Ordeste Rodrigues; Oficina com a escritora Simone Sauerssig.
         A autora homenageada este ano é Simone Sauerssig, que nasceu em Campo Bom Rio Grande do Sul. Estudou dança desde os 8 anos de idade. É professora de Ballet Clássico e Flamenco, além de gostar também de jazz, dança afro e de dança gaúcha.De 1994 a 1999 viveu na Espanha, que é a pátria do Flamenco.Ali fez aulas com alguns dos melhores professores da área. Foi neste país que escreveu alguns contos e histórias. Atualmente, escreve novelas editadas para o público infanto-juvenil, mas já escreveu para adultos e editou a “Popinha”, o suplemento infantil do Jornal NH de Novo Hamburgo, durante cinco anos. Também publicou vários contos na página infantil do jornal Ya, que era editado em Madrid no final dos anos 90. Conquistou vários prêmios literários. Disponibiliza algumas crônicas, opiniões sobre leituras e um pouco sobre a vida cultural de Novo Hamburgo em seu blog porteiradafantasia.blogspot.com.
       O evento foi encerrado com a retirada de livros da autora e com uma Biblioteca Etinerante, em forma de pastas, com livros infantis para as escolas circulando em todas as escolas da Rede Municipal. 


 
Secretária da Educação Marisa Stragliotto

Vice- Prefeito Paulo Anesi
 Bruna Bernardi, ex-aluna da Rede Municipal, contando histórias ao público no Lançamento
 da XI Feira do Livro.


A palestrante da noite: Prof. Rosângela Rosaneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário