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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SMEC PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE O BULLYING NA E.M.E.F.ROCHA POMBO

          A coordenadora pedagógica  da SMEC de Augusto Pestana, Flávia Garcia Fernandes, realizou um estudo sobre o o Bullying Escolar com alunos das séries finais do Ensino Fundamental  no dia 01/10/2010. Houve uma ampla abordagem sobre o tema, com a definição do que é, apresentação de estudos no estado, no Brasil, causas e consequencias. Os alunos debateram, interagiram, tiraram dúvidas e comprometeram-se a evitar este ato de violência que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas.


SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:


      O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes. Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.



COMO INIBIR O BULLYING



                     Para um ambiente saudável na escola, é fundamental:
- Esclarecer o que é bullying.

  -Avisar que a prática não é tolerada.

- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões.

- Estimular os estudantes a informar os casos.

- Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema.

- Identificar possíveis agressores e vítimas.

- Acompanhar o desenvolvimento de cada um.

- Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar.

- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos.

- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica de bullying.

- Prestar atenção nos mais tímidos e calados.  Geralmente as vítimas se retraem.





Fonte: Abrapia. Disponível no sítio:  http://revistaescola.abril.com.br/

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