Desde cedo é que nossas crianças devem começar a se interessar pela leitura e escutar histórias, pois isso irá ajudá-las a se desenvolverem, comunicarem e se expressarem melhor.
A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, mas também permite que se coloquem como personagens das histórias e expressem suas próprias idéias.
É na sala de aula e também em casa que devemos apresentar os diversos livros às crianças, acreditando que elas aprendem de forma criativa, prazerosa e significativa, além de despertar o gosto pela literatura infantil.
É preciso oferecer a criança oportunidade de leitura no seu dia - a - dia para que ela cresça com o hábito de ler.
Foi pensando nisso que a professora Geisa, daTurma do Maternal da Escola Municipal Educação Infantil Turma da Esperança no município de Augusto Pestana, está desenvolvendo o Projeto SACOLA LITERÁRIA, onde nesta sacola contém dois livros que as crianças levam para casa, e os pais são convidados a lerem as histórias para seus filhos, usando muita imaginação, criatividade e também devem registrar em um caderno como foi ao momento da contação de história. No dia seguinte, na sala de aula, a criança relata para a turma como foi esta experiência em casa com os pais.
Portanto, quanto mais lermos para as crianças e oportunizarmos momentos de leitura, mais estaremos contribuindo no desenvolvimento infantil, seja ele cognitivo afetivo e social.
"A criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza,
ambas são lúdicas, mágicas e questionadoras e essas afinidades
fazem com que seja a literatura infantil o mais poderoso aliado
do professor e da criança pela vida afora, na busca da compreensão
do mundo e do ser humano". (Frantz, 1997).
A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, mas também permite que se coloquem como personagens das histórias e expressem suas próprias idéias.
É na sala de aula e também em casa que devemos apresentar os diversos livros às crianças, acreditando que elas aprendem de forma criativa, prazerosa e significativa, além de despertar o gosto pela literatura infantil.
É preciso oferecer a criança oportunidade de leitura no seu dia - a - dia para que ela cresça com o hábito de ler.
Foi pensando nisso que a professora Geisa, daTurma do Maternal da Escola Municipal Educação Infantil Turma da Esperança no município de Augusto Pestana, está desenvolvendo o Projeto SACOLA LITERÁRIA, onde nesta sacola contém dois livros que as crianças levam para casa, e os pais são convidados a lerem as histórias para seus filhos, usando muita imaginação, criatividade e também devem registrar em um caderno como foi ao momento da contação de história. No dia seguinte, na sala de aula, a criança relata para a turma como foi esta experiência em casa com os pais.
Portanto, quanto mais lermos para as crianças e oportunizarmos momentos de leitura, mais estaremos contribuindo no desenvolvimento infantil, seja ele cognitivo afetivo e social.
"A criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza,
ambas são lúdicas, mágicas e questionadoras e essas afinidades
fazem com que seja a literatura infantil o mais poderoso aliado
do professor e da criança pela vida afora, na busca da compreensão
do mundo e do ser humano". (Frantz, 1997).
Nenhum comentário:
Postar um comentário