"Presente" é o tema do programa de encerramento da SMEC em 2010
Aos dias vinte e dois de dezembro de dois mil e dez cocorreu a REUNIÃO ENCERRAMENTO ANO LETIVO da SMEC com professores e funcionários da educação na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Augusto Pestana. Os presentes apreciaram uma Apresentação Musical pelo Prof. Vinícius Ribas e a aluna Emanuele Oliveira. Em seguida realizaram uma dinâmica de reflexão sobre o ano letivo. Foram realizados agradecimentos pelo trabalho realizado 2010 e comunicados, pela Secretária da Educação Marisa Stragliotto.
O grupo decidiu algumas questões técnicas como: eleições para conselheiros do Fundeb, CAE, Avaliação 2010: aspectos positivos e negativos e Calendário Escolar 2011.
No final da programação o grupo de educadores recebeu a visita do Papai Noel, onde todos entregaram uma caixa de presentes com expectativas para o próximo ano.
A Secretária da Educação e Cultura, Marisa Stragliotto, entregando a caixa de agradecimentos e pedidos dos educadores ao Papai Noel
Papai Noel
Confira a mensagem inicial da reflexão realizada neste dia:
PRESENTE DE DEUS...
Era véspera de Natal quando uma garotinha de 10 anos entrou na joalheria e pediu com os olhinhos brilhando de emoção para ver um colar azul que estava na vitrine. O dono da loja, desconfiado, mostrou o colar à menina.
- É para minha irmã mais velha, quero dar para ela o melhor presente que eu possa comprar, sabe, desde que minha mãe morreu é ela quem cuida de mim. Ela é muito boa e eu quero dar um presente lindo, como esse colar.
O dono da loja, novamente desconfiado, perguntou:
- Quanto dinheiro você tem? A menina mostrou um lencinho e dentro tinha dez reais em moedas. E a menina perguntou:
- Isso dá? Quero que o senhor faça o melhor embrulho que puder. O mais bonito! O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em uma caixa bem bonita, embrulhou, fez um caprichado laço de fita e disse à menina:
- Tome! Leve com cuidado para não perder.
E a menina saiu feliz saltitando pela rua. Quando chegou a noite de Natal, alguns minutos antes da loja fechar, já era tarde e as vendas tinham sido ótimas, entra na loja uma linda moça de uns 18 anos, e pergunta:
- Este colar foi comprado aqui?
- Sim, senhorita, respondeu o dono da loja.
- E quanto custou?
- Ah! Falou o dono da loja - o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. E a moça continuou:
- Mas minha irmãzinha não tinha dinheiro para comprar este colar. Eu sei que ela não tinha mais do que R$10,00.
O homem tomou o colar, refez o embrulho, colocou a fita e devolveu-o à moça dizendo:
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa poderia pagar. Ela deu tudo o que tinha! O silêncio encheu a pequena joalheria e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos pegavam o embrulho...
(Autor desconhecido)
Todos os dias recebemos de Deus um presente: a vida, mais um dia de vida, mais uma oportunidade de ser feliz e de fazer os outros felizes. Pessoas são um presente. Vamos falar de gente, de pessoas... Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente? Pessoas são um presente. Algumas têm um embrulho bonito, como os presentes de Natal, ou festa de aniversário. Outras vêm em embalagem comum. E há as que ficaram machucadas no correio... De vez em quando uma Registrada. São os presentes valiosos. Algumas pessoas trazem invólucros fáceis. De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a embalagem. É fita durex que não acaba mais... Mas... a embalagem não é o presente. E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente.... Por que será que alguns presentes são complicados para a gente abrir? Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor. E bastante vazio, bastante solidão. A decepção seria grande.
Também você. Também eu. Somos um presente para os outros. Você para mim, eu para você. Triste se formos apenas um presente-embalagem: muito bem empacotado e quase nada, lá dentro! Quando existe verdadeiro encontro com alguém, no diálogo, na abertura, na fraternidade, deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes. Nos verdadeiros encontros humanos, acontecem coisas muito comoventes e essenciais: mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando, revelando...
Você já experimentou essa imensa alegria da vida?A alegria profunda que nasce da alma, quando duas pessoas se comunicam virando um presente uma para outra? Conteúdo interno é segredo para quem deseja tornar-se Presente aos irmãos de cada estrada e não apenas embalagem... Um presente assim não necessita de embalagem. É a verdadeira alegria que a gente sente e não consegue descrever, só nasce no verdadeiro encontro com alguém. A gente abre, sente e agradece a Deus. Pessoas são um presente,você também não acha?
Professor de Música, Vinícius Ribas, homenageando o grupo
Professor Vinícius e a aluna Emanuele Oliveira, em canção natalina instrumental
FELIZ 2011!
Grupo de Educadores da SMEC