Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escolas da Rede Municipal de Ensino divulgam trabalhos e projetos em evento cultural

As escolas Dr. Pestana e Rocha Pombo da Rede Municipal de Ensino de Augusto Pestana participaram no último final de semana do dia 23 e 24/07 do VIII Degusta Augusto Pestana, um dos maiores eventos culturais da região, promovido pela Administração Municipal de Augusto Pestana. Este evento aconteceu no pavilhão do Centro de Convivência do município com uma programação que valorizou a gastronomia e a cultura.

Os professores das escolas mencionadas desenvolveram com os alunos um belo trabalho de resgate histórico-cultural sobre as receitas dos seus avós, como eles se alimentavam, e preparavam estes alimentos.

Os alunos organizaram um livro contendo uma coletânea de receitas que foi resultado de uma pesquisa com seus avós.

Os trabalhos estavam expostos no evento, bem como registros sobre os projetos “Semeando um novo amanhã”, e “Estufa na escola”, que têm o objetivo de estimular o cultivo e a produção de alimentos orgânicos pelos próprios alunos nas escolas.


A Secretaria de Educação do Município agradece a todos que colaboraram/colaboram de alguma forma para que estes projetos aconteçam e sejam divulgados nestas oportunidades. Também gostaríamos de parabenizar os diretores, professores das escolas, e principalmente os alunos que são os sujeitos centrais e motivo principal destes projetos pedagógicos.

Lançamento da XII Feira do Livro do Município de Augusto Pestana.

Na noite do dia 09 de agosto os professores de toda a Rede Municipal de Ensino, representantes das Escolas Estaduais, APAE, e demais convidados estiveram reunidos para evento de “Lançamento da XII Feira do Livro” que este ano terá como lema: “Dê vida ao mundo...” e tema: “Ler e aprender para preservar e transformar”.

Na oportunidade, a monitora da E.M.E.I Estrelinha Dourada Evelin Mendes Vidal fez uma contação de histórias como abertura, e após, a professora Lídia Allebradt, Palestrante convidada da noite fez sua fala sobre a “Formação de Leitores”. Logo após, foi realizada a divulgação da programação e do folder da XII Feira do Livro, evento este que tem objetivo cultural e pedagógico para estimular e despertar o gosto pela leitura.

A Feira deste ano contará com uma programação diversificada, entre oficinas para diferentes idades, teatros, Mostra de criação artística estudantil, e presença do autor homenageado Fernando Carraro.

As escolas Municipais receberão um kit de livros com as obras do autor homenageado, os quais serão adquiridos juntamente com outras obras de outros autores que em breve estarão à disposição dos educadores e educandos para serem utilizados nas aulas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura desde já convida a toda a comunidade local e regional para participarem deste evento que ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro do corrente ano, no Centro de Convivência da 3ªidade do Município.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Professores da Rede Municipal de Ensino de Augusto Pestana reúnem-se para formação continuada.

A Secretaria Municipal de Educação, preocupada com a qualidade da educação do município, organiza momentos de estudos e reflexão aos educadores sobre a sua prática, bem como oportunidade de inovação e atualização para melhorar o seu fazer pedagógico.
No dia 18 de julho reuniram-se professores de toda a Rede Municipal de Ensino para encontro de formação continuada.
No dia 19 de julho os professores se reuniram em grupos distintos, por níveis de ensino, tendo assim, cursos de formação acontecendo em três lugares ao mesmo tempo com grupos de educadores diferentes (educação infantil, séries finais e séries iniciais e finais do ensino fundamental).
Esta formação continuada tem como objetivo, trabalhar conhecimentos próprios de cada área do saber e a etapa de escolaridade respectiva a estes, oportunizando momentos de reflexão conjunta sobre a educação em geral. Os próximos encontros para formação continuada serão no mês de agosto.
É inspirado nas palavras de Paulo Freire que preparamos com muito carinho estes momentos de estudo, reflexão e aperfeiçoamento:

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

( Paulo Freire )