Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Alunos fazem trabalho diferenciado na disciplina de Língua Inglesa

Aula realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental (series iniciais) com o objetivo de trabalhar o tema “Animals” e, paralelamente, desenvolver a motricidade dos alunos com atividades de colorir, recortar e colar. Após confeccionar os “Birds”, os alunos cantaram a música “Two little birds” com coreografia.




Para contextualizar o uso do gênero textual “receita” os alunos foram ao refeitório das escolas Miguel Couto e Rocha Pombo para fazer “waffles”.  Após a degustação os alunos redigiram a receita na Língua Inglesa e língua materna para a distribuição para os professores, funcionários e colegas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AUGUSTO PESTANA FAZEM TRABALHO SOBRE O MEIO AMBIENTE

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Augusto Pestana realizaram trabalhos diversos alusivos à semana do Meio Ambiente, valorizando a formação do sujeito ecologicamente consciente.



PROJETO MEIO AMBIENTE

ESCOLA MUNICÍPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTRELINHA DOURADA

Com o objetivo de estabelecer e contribuir para a formação de cidadãos conscientes na formação de valores ambientais, com o ensino e a aprendizagem do conhecimento sobre o meio em que vivem e como preserva-lo.

Os professores e alunos realizaram as seguintes atividades.

• Passeios para observar o meio ambiente.

• Montagem de maquete.

• Confecção de lixeiras para reciclagem do lixo.

• Aquário com peixinhos.

• Plantação de mudas de alface em potes de sucata pet.

• Confecção de cartazes água pura e água suja.

• Plantação de verduras na horta da escola

• Plantação de mudas no parque municipal










SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA PAPA PAULO VI


Com o objetivo de preservar e cuidar do meio ambiente, os alunos da E.M.E.F Papa Paulo VI tiveram uma semana diversificada, marcada pela reflexão sobre o reaproveitamento do lixo. As turmas confeccionaram diferentes trabalhos usando materiais recicláveis: cata-vento, porta-lápis, vai-e-vem e vasos onde foram plantadas mudas de flores.

Através desse trabalho as crianças perceberam a importância dos 3 R: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

Professoras: Leila Tisott Barasuol (3° ano), Lisiane Possani Sckenal (4° ano) e Catia Hüller (5°ano)



BARCO ECOLÓGICO


Para cuidarmos da natureza precisamos desencadear ações que nos permitam agir em nosso meio, buscando construir uma sociedade saudável e sustentável desde cedo.

Pensando em um meio de expressar nosso carinho pela vida, na conservação e preservação do meio ambiente, os alunos do Pré, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, estão desenvolvendo práticas de cuidados que são observadas diariamente por eles na escola e em casa, compartilhando a responsabilidade com os pais.

Com essas atitudes se inicia a importância da conscientização para os grandes desafios sócio-ambientais que já são amplamente discutidos pela sociedade global.

Semanalmente se tira do barco ecológico (confeccionado com garrafa pet), uma tarefa cumulativa que será executada e observada pelos alunos, como:

*Recolher os brinquedos do pátio depois que brincou, não deixando nenhum recipiente que acumule água da chuva.

*Escovar os dentes com a torneira fechada.

*Fechar a torneira depois de usá-la.

*Economizar água e energia elétrica durante o banho.

*Não jogar papéis de bala, de chiclete e outros pra fora da janela quando estiver andando de carro ou ônibus.

*Não pisotear os canteiros com flores e gramas.

*Separar o lixo úmido do lixo seco.

*Não maltratar os animais.

*Não jogar lixos em rios, córregos e lajeados.

*Regar as plantas somente quando for necessário bem como lavar as calçadas.

*Economizar água quando for lavar o carro.

Entre outros...

Esperamos poder compartilhar estas pequenas responsabilidades mas de grande importância, com você leitor, para que tenhamos melhor qualidade de vida.

Professora: Gerli Graunke








E.M.E.F DR. PESTANA, RINCÃO DOS MÜLLER

“JUNTOS SEMEANDO UM NOVO AMANHÃ!”


A Escola Municipal Dr. Pestana de Rincão dos Müller, na sexta-feira dia 10 de junho realizou atividades culminantes referente à Semana do Meio Ambiente onde os alunos, da Pré Escola a 5ª Ano, trouxeram de sua residência o material a ser usado (RESIDUOS SÓLIDOS), os quais em sua casa eram considerado algo que não tinha nenhum proveito,descartados ou, seja lixo.

Nesta tarde os alunos, em forma de brincadeiras foram desafiados, de forma lúdica à confeccionar vários brinquedos e vários objetos de enfeites. O que mais foi confeccionado foram carrinhos de plásticos, vai e vêm, tratores, casinhas, flor, enfeite de geladeira, de porta e etc.

Na oportunidade cada aluno mostrou que é ainda bem criativo, pois o que ele inventou tinha um nome especial e alguma utilidade. Após a montagem de diversos brinquedos, os alunos aproveitaram também para brincar. A tarde passou rápida, pois os alunos se envolveram.

“ Meio Ambiente!

Quem conhece, ama.

Quem ama, preserva!”

Direção e Professores da Escola.

12/06/2011.







ESCOLA ROCHA POMBO REALIZA ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

De 06 a 10 de junho ocorreu a Semana do Meio Ambiente. Nesta semana a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rocha Pombo da localidade de Marmeleiro desenvolveu várias atividades de discussão sobre o Meio Ambiente.

Realizou palestra com o tema “Resíduos Sólidos – da reflexão a ação – qual o nosso papel?” com a Bióloga Mônica Bazzan Dessuy. Para promover a Educação ambiental da clientela escolar, durante a palestra, realizaram-se atividades de discussão ao conceito mundial dos três erres que são: reduzir, reutilizar e reciclar; foram feitas análises sobre o lixo produzido no mundo, no Brasil e em Augusto Pestana, abordando a destinação adequada dos diferentes materiais gerados, cuidados na armazenagem, bem como orientações e incentivos para redução e reutilização daqueles que forem possíveis.

Outra atividade desenvolvida foi assistir o filme “Rio” que possibilitou fazer uma análise das atitudes humanas com relação aos animais. Para abordar a sustentabilidade do meio ambiente cada turma, em sua sala trabalhou atividades práticas contextualizadas, a fim de proporcionar a percepção, a reflexão e o questionamento do meio em que vivem.

A Escola possibilitou durante a semana fazer uma análise e reflexão das atitudes em relação às questões ambientais, tendo como objetivo formar um cidadão que tenha consciência crítica e que saiba praticar ações ecologicamente corretas para garantir a sua sustentabilidade, uma melhor qualidade de vida, sem comprometer as gerações futuras.

(Elenir Ciotti – Diretora)








SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Entre os dias 6 e 10 de junho, a ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TURMA DA ESPERANÇA, se enfeitou para comemorar a VI SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE.

Esta semana foi de atividades que visaram à conscientização da preservação da natureza por TODOS NÓS, pois...

PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA!!!!

A escola aproveitou para chamar a atenção para a necessidade de ações urgentes que possam tornar o futuro do Planeta mais promissor para as novas gerações. Muitas atividades diferentes e simultâneas mobilizaram toda a Escola. Os alunos do Maternal e Jardim confeccionaram painéis ilustrativos utilizando jornal, garrafas pet, CD, sucatas em geral, além de muita criatividade, fazendo um trabalho de incentivo e respeito à preservação do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também marcou a concretização de um projeto desenvolvido pelos alunos do Pré Escolar, onde foi elaborado um livrinho relacionado ao tema, enfatizando a importância dos cuidados com o meio em que vivemos.

É importante lembrar que o trabalho de Educação Ambiental na Escola não se resume a esta semana, mas se estende a outros projetos que são realizados ao longo do ano e em outros contextos educativos.




 








terça-feira, 7 de junho de 2011

ESCOLAS FAZEM HOMENAGEM ÁS MÃES.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PAPA PAULO VI

SÃO MIGUEL – AUGUSTO PESTANA – RS

Na escola a preparação para o dia das mães foi intensa na semana que antecedeu o “Dia das Mães”, os professores e alunos juntos se preparam com diversos trabalhos entre eles uma poesia: “Se as coisas fossem Mãe”, já as mães esperando ansiosas para receber o belo trabalho realizado pelo (a) seu (a) filho (a). Dia das Mães comemora-se um dia no ano mas ser “Mãe” é todos os dias.

As sugestões de cartões foram várias mas os alunos optaram pelo cartão-flor, com a sua criatividade usaram o colorido para deixar o brilho do seu amor estampado no cartão para presentear a sua mãe, sempre com o pensamento voltado para a Mamãe que muitas vezes se sacrifica em casa ou em seu trabalho pelo bem estar do seu filho.





SE AS COISAS FOSSEM MÃES

Se a arvore fosse mãe seria mãe dos animais desabrigados

Se o livro fosse mãe seria mãe das histórias

Se o quadro fosse mãe seria mãe das letras

Se a professora fosse mãe seria mãe dos alunos

Se o relógio fosse mãe seria mãe das horas e dos ponteiros

Se o estojo fosse mãe seria mãe dos lápis

Se a xícara fosse mãe seria mãe do café

Se a roupa fosse mãe seria mãe do corpo

Se as palavras mágicas fossem mãe seriam mãe do respeito e da educação

Se a natureza fosse mãe seria mãe dos rios, lagos e animais...

Alunos do 5° Ano

Profª Cátia Hüller