Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Retrospectiva 2010

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AUGUSTO PESTANA








- No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, ocorreu a primeira reunião de professores da Rede Municipal de Educação de Augusto Pestana. O grupo foi prestigiado pela manhã pelo palestrante Prof. João Pedro Dallezotte, missionário de Passo Fundo, que provocou uma reflexão emocionante sobre a importância da vida, da família, da escola como instituição social e da função do educador.





- Aconteceram encontros de planejamento trimestrais com os professores de cada uma das cinco escolas da rede municipal, com acompanhamento da SMEC.

-Projeto Pedagógico de Prevenção da Dengue ocorre nas escolas de forma lúdica e acessível à linguagem infantil e recebe apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


- Encontros mensais de formação continuada com os professores representantes das escolas públicas, em parceria com a 36ª Coordenadoria de Educação do Estado. Dentre as atividades desenvolvidas por este grupo, destacamos o estudo sobre arte e cultura africana, projeção e organização de uma mostra de artes que aconteceu conjuntamente com a Feira do Livro 2010, também promovida pela Secretaria Municipal de Educação.



- Rede Municipal de Educação de Augusto Pestana trabalha o verdadeiro sentido da páscoa: ressurreição, vida, reflexão, através de projeto pedagógico específico.






- As equipes diretivas participaram de encontros mensais na Secretaria de Educação.


- Projeto lápis na mão e bola no pé contempla alunos das escolas municipais em turno inverso.






- Aulas de Violão e Canto: Durante o ano de 2010, foram ministradas aulas de violão e canto para alunos da cidade e também do interior.






- E.M.E.I. Estrelinha Dourada e E.M.E.I. Turma da Esperança receberam a visita do Coelho da Páscoa com muita euforia, trocando segredos e realizando até mesmo pedidos a este personagem que além de simbolizar a vida, desperta a imaginação e a alegria nesta festa cristã.






- Professores estudam a Lei do Ensino Fundamental de Nove Anos e produzem textos.






- Criação dos Planos de Estudos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com objetivos, conteúdos, habilidades e competências. Também houve reformulação nos planos de língua portuguesa, inglesa e educação física, com participação direta dos educadores.


- Aquisição de jogos pedagógicos voltados ao primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove anos.






- As professoras da E.M.E.I. Estrelinha Dourada reúnem-se para estudar a Psicomotricidade na Educação Infantil e planejar as atividades pedagógicas do trimestre conforme as idades respectivas dos educandos.






- Assistência Social é parceira da SMEC na aquisição de jogos pedagógicos para a Educação Infantil.






- Professores de História e Geografia da Rede Municipal juntamente com a museóloga Edith Klein, buscam metodologias para resgatar a história do Município no Projeto de Resgate Étnico Municipal.






- Turmas do Segundo Ano do Ensino Fundamental da Rede realizam as avaliações da Provinha Brasil, do Ministério da Educação.






- Professora da APAE, Maria de Fátima Schifer, participa de encontros de estudos com professores sobre Educação Inclusiva.


- Grupo Cia Uerê de Canela- R.S apresenta peça teatral “Cacá e o Guardião da Natureza”para todos os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais da Rede Municipal.


- SMEC e professores do Programa Brasil Alfabetizado traçam novos projetos para educação de jovens e adultos no município.


- A E.M.E. I. ESTRELINHA DOURADA trabalha com o Projeto Meio Ambiente, realiza passeio para a coleta de lixo, montaram painéis, enfocando a diferença da água limpa e poluída, verificaram como está o ambiente escolar, trabalharam sobre a água e plantam mudas de flores.


- A E.M.E.F. ROCHA POMBO participou do Dia de Campo sobre o Amendoim no dia 27/05/2010, uma programação da EMATER e da Secretaria da Agricultura.




- Oficina de Arte no Sabão é realizada sob mediação da Professora de Arte, Sandra Ramires, com alunos da sexta série, na E.M.E.F. Rocha Pombo.


- A E.M.E.F. Dr. Pestana, na localidade de Rincão dos Muller, desenvolve o projeto "Juntos Semeando um Novo Amanhã”que integra o aluno no meio rural, dentre elas a produção de verduras, que posteriormente serão utilizadas na alimentação dos próprios alunos deste educandário.

- Escolas Municipais realizam festas de SÃO JOÃO nas escolas do campo e da cidade.

- Secretaria Municipal de Educação de Augusto Pestana trouxe o economista e vereador de Porto Alegre, Mauro Zacher, para palestrar sobre o “Bullying na escola” aos professores da Rede Municipal de Educação, professores do Colégio José Lang, membros do Conselho Tutelar. Autoridades locais como o Vice-Prefeito Paulo Anesi e a vereadora Marli Viana também estiveram presentes no evento.





- No dia 30 de junho, quarta-feira , às 19 horas, ocorreu o lançamento da Feira do Livro 2010. O lema da Feira, "O que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças”, de Nilma Gomes e o tema Cultura africana e afro-brasileira: costumes, identidade cultural e suas influências na atualidade.






-SMEC adquire livros de literatura infantil e desenvolve projeto de Biblioteca Itinerante junto às escolas da Rede.


- E.M.E.F. ROCHA POMBO e E.M.E.F. DR. PESTANA participam da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.


- Inauguração dos Laboratórios de Informática para escolas de Educação Infantil Turma da Esperança e Estrelinha Dourada, em parceria com o Banco do Brasil.


- E. M.E.F. Dr. Pestana recebe visita da RBS TV de Cruz Alta, para conhecer e registrar o projeto “Juntos Semeando Um Novo Amanhã”. A reportagem foi apresentada no dia 24/08/2010, no Jornal do Almoço.


- A comunidade de Augusto Pestana prestigiou Desfile Cívico alusivo a Independência do Brasil. O tema retratado pelas cerca de 30 entidades e escolas que participaram do Desfile foi a diversidade cultural.



- XI Feira do Livro, III Mostra de Arte Contemporânea e III Mostra de Criação Artística Estudantil ocorre pela primeira vez no Centro de Convivências e proporciona variadas atrações artísticas e literárias.


- SMEC realiza uma homenagem a todos os seus funcionários que trabalham com a educação: aos professores, pelo Dia do Professor (comemorado no dia 15/10) e aos motoristas, serventes, agentes administrativos, museóloga pelo Dia do Funcionário Público (comemorado no dia 28/10). A homenagem teve como tema: Musicando o desafio de ser educador, com o Prof. Marcelo Ordestes Rodrigues.


- Alunos das séries finais da E.M.E.F. ROCHA POMBO discutem o Bullying Escolar. Houve uma ampla abordagem sobre o tema, com a definição do que é, apresentação de estudos no estado, no Brasil, causas e conseqüências, mediados pela coordenadora pedagógica da SMEC.


- Festa Campeira integrando funcionários, professores e alunos do Pré à 5ª Série na E.M.E.F. Papa Paulo VI, em parceria com a Diretora da Cultura da SMEC, Marlene Schneider.


- SMEC encerra formações com certificado de 40 horas aos professores. Com reflexões e provocações do Prof. Dr. José Pedro Boufleur, cujo tema foi “Disciplina Intelectual e Interdisciplinaridade, começa último dia de estudos proporcionados pela Rede. Na parte da tarde, o Prof. de Educação Física da Unijuí, Paulo Carlan trouxe à tona o "O movimento humano infantil", no qual dialogou com o grupo de educadores sobre corporeidade, o papel do movimento humano no contexto escolar.

-Secretaria realiza licitação para adquirir acervo bibliográfico para alunos (literatura infantil e infanto-juvenil) e para educadores (livros didáticos).


-Prefeito Vilmar Zimmermann lança o Projeto Municipal de Arrecadação de Notas Fiscais nas escolas municipais.


- SMEC sedia reunião do Conseme (Conselho dos Secretários Municipais de Educação) e da Amuplam (Associação dos Municípios Planalto Médio) com representantes regionais dos Conselhos Municipais de Educação.


- Formaturas das turmas de pré-escola, oitavas séries das escolas E.M.E.F. Dr. Pestana e E.M.E.F. Dr. Pestana, Rincão dos Muller são festejadas com as localidades. Em São Miguel aconteceu uma grande festas de encerramento do ano letivo. Já as E.M.E.I. Estrelinha Dourada e E.M.E.I. Turma da Esperança encerram suas atividades letivas com celebrações no Centro de Convivências com presença dos pais e comunidade local.


-Começam as obras para a reforma na E.M.E.F. Rocha Pombo: Prefeitura Municipal investe para isto R$ 150.000 reais e empenha o mesmo valor para reformas na E.M.E.F. Dr. Pestana no próximo ano.


- Conselho Municipal de Educação dá continuidade em seu trabalho, com reuniões mensais, nas funções consultiva, normativa, fiscalizadora e deliberativa em assuntos relacionados ao Sistema de Ensino Municipal.


- Criação do Conselho Municipal do Telecentro Comunitário e do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência.



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aluna da E.M.E.F. Rocha Pombo é selecionada nas vagas do Colégio Tiradentes

         
Aluna da Escola Rocha Pombo é selecionada nas vagas do Colégio Tiradentes

         Aluna da oitava série da E.M.E.F. Rocha Pombo, na localidade de Marmeleiro , Ariane Laís Bruisma, é classificada em décimo primeiro lugar no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí .  O processo seletivo do Colégio foi constituído por exame intelectual, de caráter classificatório e por exames de saúde e físico, com caráter eliminatório.

        O ensino na Brigada Militar foi instituído através da Lei Estadual n.º 12.349 de 26 de outubro de 2005 e, conforme o art. 5º o ensino médio regular obedece à Lei de Organização Básica da Brigada Militar e seus regulamentos, tendo por base, no que lhes forem pertinentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como, a organização do Sistema Estadual e Ensino. É executado através do Colégio Tiradentes (CTBM) de Porto Alegre, Ijuí, Passo Fundo e Santa Maria.

           A diretora da E.M.E.F. Rocha Pombo,  Elenir Ciotti, o grupo de professores da tuma e a Secretaria Municipal de Educação de Augusto Pestana parabenizam Ariane pela conquista.


Ariane Laís Bruisma

E. M. E. F. PAPA PAULO VI : melhores momentos 2010