Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESCOLA MUNUCIPAL DE AUGUSTO PESTANA APRESENTA PROJETO NA RBS TV



ESCOLA MUNUCIPAL DE AUGUSTO PESTANA APRESENTA PROJETO NA RBS TV






Inês F.Wentz[1]

 
             A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pestana, recebeu a visita da RBS TV de Cruz Alta, no dia 20 de agosto, para conhecer e registrar o projeto “Juntos Semeando Um Novo Amanhã”. A reportagem foi apresentada no dia 24/08/2010, no Jornal do Almoço.

         Juntamente com a Secretária de Educação, Marisa Stragliotto e o Secretário da Agricultura, Elvio Spies, a equipe de reportagem entrevistou a Diretora Lourdes M. Schmidt, a Professora responsável pelo Projeto, Inês F. Wentz, o Presidente do CMP e os alunos, dando ênfase aos objetivos deste Projeto: mostrar alternativas diversas de permanência do aluno e suas famílias no Meio Rural e estimular uma alimentação saudável. A escola está recebendo visitas da comunidade regional para conhecer o Projeto. Para agendar uma visita, contatar com a Prof. Lourdes, pelo telefone (55) 84029597.

      No decorrer dos últimos anos, a escola despertou o interesse para ampliar a sua atuação no sentido de mostrar alternativas de sobrevivência e geração de renda para os educandos. Esta preocupação deve-se ao fato de que a maioria dos alunos é de origem do meio rural e,devido a este fato necessita encontrar novas alternativas para a permanência neste meio gerando renda e agregando qualidade de vida. Outro fator a ser considerado é o fato de possibilitar o conhecimento a comunidade de forma geral sobre a importância do cultivo e preparo do solo para a produção de alimentos orgânicos e com um preço accessível.
        No ano de 2007 teve início a organização da estufa, a horta escolar e o relógio humano. Após discussões e estudos técnicos a área foi delimitada e se começaram as primeiras atividades.

       Através de um trabalho em mutirão, contando com o apoio dos pais foi organizada a estrutura da estufa, o relógio humano e feito o cercamento da área destinada à horta e o pomar. Esse trabalho envolveu a Direção Escolar, os professores, os pais, os alunos, além de contar com o apoio técnico da EMATER-RS/ASCAR, no turno inverso de aula.
     A área utilizada no referido Projeto compreende uma dimensão de aproximadamente um hectare. Uma parte é destinada para a horta e a outra para plantar árvores nativas, frutíferas e a montagem do relógio humano. Após esta primeira etapa, foi organizado um cronograma de atividades, duas vezes por semana, no turno inverso ao escolar.

 
Horta Escolar-Estufa tem por objetivos:

→ Proporcionar ao educando o cultivo de plantas que serão utilizadas para a merenda escolar:

→Alertar para o cultivo de alimentos orgânicos, a importância de uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador.

→ Identificar as diferentes variedades de hortaliças, época de plantio, seu valor nutricional e comercial.

→ Preparar alimentos cultivados na horta utilizando diversas receitas e técnicas de aproveitamento.

Para que possamos desenvolver este Projeto preservando a conservação do solo com a produção de alimentos saudáveis, a escola utiliza na horta somente matéria orgânica( palhas diversas, resíduos de soja, trigo). O controle de pragas na plantação é realizado utilizando produtos naturais.

Além das verduras anteriormente mencionadas o espaço da horta possibilita-nos o cultivo de alguns legumes. Neste ano estarão sendo feitos alguns canteiros para semear e cultivar alguns tipos de chás, como forma alternativa para prevenção e tratamento natural de algumas moléstias com um custo bastante reduzido e sem se utilizar de farmacoterápicos.

Relógio Humano


          Criado na forma de um relógio e subdividido em 12 partes iguais possibilita mostrar os diferentes tipos de chás que existem e suas principais funções sobre os órgãos do corpo Humano.


        O relógio foi feito com garrafas plásticas cheias de água que são utilizadas para dar o formato e separar as horas. Esta é uma oportunidade de dar uma nova utilidade às garrafas descartáveis sem poluir o meio ambiente.


Cisterna



            A Cisterna funciona desde 2008 e tem como objetivo mostrar alternativas de preservar as fontes de águas potáveis, reduzindo os custos para a irrigação da horta, pomar e jardim. Foi montada com tubos de PVC, os quais foram cortados ao meio, para fazerem parte das calhas, que foram colocadas no prédio onde funcionam as turmas de 5ª à 8ª séries no turno da manhã e 2ª, 3ª e 4ª séries no turno da tarde. As mesmas foram interligadas nos tubos de PCV até a caixa de água, com a capacidade para 10.000 litros de água. Para irrigação, são empregadas mangueiras no sistema de aspersão. Para cultivar folhas, são utilizadas mangueiras de gotejamento, como por exemplo, o tomate, o pimentão, o pepino, etc.





Ajardinamento e Paisagismo


       Tem por objetivo embelezar a nossa escola. Esse trabalho envolve crianças da pré-escola a 8ª série. Todos os anos são plantados novas flores, folhagens, são aparadas as cercas vivas e substituídas por outras plantas.


Compostagem de Resíduos Orgânico



        Tem por objetivo transformar os restos de alimentos da cozinha e da horta em adubo orgânico. O mesmo é feito em uma construção de tijolos com duas repartições. Em um lado da repartição, são colocadas as minhocas e os restos orgânicos. No outro lado, é colocado o solo já decomposto, que servirá de adubo para o jardim e a horta.

Pomar
          Tem por objetivo ampliar a plantação de laranjeiras, possibilitando assim o plantio de diversas frutas, que futuramente serão utilizadas na complementação da merenda escolar. Esse pomar também servirá para possíveis visitações e realizações de experimentos que complementarão a formação de alunos trazendo novos conhecimentos e apresentando-lhes novas possibilidades de produção e geração de rendas ao meio rural.

Veja o que nossa horta e pomar produzem:

Professora Inês Wentz e a Secretária da Educação Marisa Stragliotto

Diretora Lourdes M. Schmidt, Prefeito Vilmar Zimmermann e a Professora Inês F. Wentz na Escola M.E.F.D. Pestana:
Maquete das dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Pestana.













--------------------------------------------------------------------------------






[1] Professora de Ciências da E.M.E.F.Dr. Pestana e Coordenadora do Projeto.

AUGUSTO PESTANA PROMOVE DESFILE CÍVICO


        No dia 05 de setembro, às 9h ocorrerá o Desfile Cívico 2010 em Augusto Pestana. Com o tema  "Diversificação cultural do Brasil: a miscigenação prevalece" e o lema "O que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças" de Nilma Gomes, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura -SMEC está organizando este evento.
         Estão confirmadas para o desfile as Escolas municipais, estaduais e particular do município; Grupos Étnicos e Culturais organizados: Alemães, Italianos e CTG Porteira do Cadeado; Banda do Colégio IMEAB (Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil) de Ijuí; Colégio Militar Tiradentes de Ijuí; 27° GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) - Quartel de Ijuí; Bombeiros de Ijuí; Grupos de Terceira Idade; Comércio; Indústria e demais entidades municipais. O mapa do desfile será divulgado na próxima semana pela SMEC.
         Convidamos a toda a população pestanense e da região para pestigiar nosso desfile e a abertura da Semana da Pátria, que ocorrerá no dia 01/09/2010, quarta-feira, às 9h na Praça Farroupilha. A abertura terá participação dos Grupos Culturais e a presença dos homenageados deste ano: Sr. Ademir Schwiderk, do Grupo Alemão; Sr.Biagio Menegol, do Grupo Italiano e Sr. Abílio Ayres do CTG Porteira do Cadeado.






"Independência é poder viver com liberdade e cidadania. É esperar sempre um amanhã melhor, descortinar o que se sente, através de atos de amor e de respeito ao próximo. É ter consciência do papel de cada um e de cada uma na construção/reconstrução da nossa Pátria Amada" (Autor Desconhecido).


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

E.M.E.F.ROCHA POMBO E DR.PESTANA NA O.L.P.

SMEC participa da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


      A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

      A Secretaria Municipal de Educação de Augusto Pestana-SMEC realizou uma parceria com o Ministério da Educação no projeto deste ano. Na Rede Municipal de Educação, a professora Célia R.B. da Silva aderiu ao projeto e está animando seus alunos de quinta e oitava séries das escolas municipais: E.M.E.F. Dr. Pestana e E.M.E.F. Rocha Pombo, produzindo crônicas e poemas.

     Os alunos competirão com outros alunos em etapas estaduais, regionais e federais. Os prêmios para professores e seus alunos selecionados variam de medalha e livros; aparelho de som portátil, placa de homenagem, microcomputador e impressora. As escolas dos alunos vencedores ganharão 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

     A cada semana estaremos divulgando poemas destes alunos, por ordem de sorteio, em jornal locais e no blog da rede municipal, pelo endereço http://augustopestana.blogspot.com/. A coordenadora pedagógica da SMEC, Flávia Fernandes, também afima que iniciativas como esta estimulam a produção textual e permitem melhorar a qualidade de ensino local.Também parabeniza a professora Célia por aceitar o desafio ao estimular nossos alunos ousar a escrever desta forma, e lembra o mestre Mario Osorio Marques, que afirmava que "escrever é preciso".
CONFIRA AS CRÔNICAS DOS ALUNOS DA OITAVA SÉRIE DA E.M.E.F. DR.PESTANA:



Conheça os Autores:

Sabrina dos S. BuenoDara B. MenschNaira Raquel GraunnckeCarine Laís GoergenAndréia Maria Scheer


Anderson Wildner Portolon


Gilmar Luciano Corneau
Jocemar Silva Rodrigues

 Luana Vargas          Djulio Tainan MarcksJonatas Hoynacki Ribeiro

Leo Zardin

Gabriel Bernardi Zardin

Cibele dos Santos Bueno

Luiz Felipe Makoski


Juliano Almeida GriesangRafaela Taís FührLuan Mateus NetherGuilherme Roberto Beck MainardiValentina PedroniJamile Karlinski Dapper

Fabricio da Silva Pauli

Douglas Rafael BauerAldair Roberto VeitJéssica Taíse Hüller GoergenCleber Hartmann MullerTaís Caroline WolfVanusa Alves dos Reis


Gabriel Andrei Bernardi

Alberto Nienow Eberhardt

Milene Casarin Tisott


Ricardo Siqueira Gehrke

Emerson Sparrenberger

OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS: CRÔNICAS

ALUNOS DA OITAVA SÉRIE

E.M.E.F.DR.PESTANA

PROF. CÉLIA