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sexta-feira, 23 de abril de 2010

A SEMANA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Augusto Pestana, 23 de abril de 2010.



A SEMANA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

- No dia 19 de abril os educandos do Segundo Ano do Ensino Fundamental da Escola Papa Paulo VI realizaram as avaliações da Provinha Brasil, do Ministério da Educação. As provinhas foram aplicadas pela Professora Ione Lindorfer, da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da Provinha serão entregues primeiramente para as professoras a partir do dia 27/04/2010.



- Dia 20 de abril, terça-feira, foi realizado um encontro dos professores de Pré-escola da Rede Municipal. As professoras Arlete Inês Herther, Elaine Goergen, Gerli Teresinha Graunke, Laís Denise Steglich, Tânia Regina Madke e a coordenadora pedagógica da SMEC, Flávia Garcia Fernandes, reuniram-se para a construção dos Planos de Estudo da Rede Municipal, na construção curricular e planejamentos do Ensino Fundamental de Nove anos, Lei Federal nº 11.274.



- Dia 21 de abril, quarta-feira, comemoramos nacionalmente o feriado em homenagem ao líder Tiradentes, grande mártir brasileiro, morto por lutar por um país mais justo e independente.



-Lembramos a todos que o dia 23/04 é comemorado o Dia Mundial do Livro e que segundo o escritor Henri Locardaire “ De três coisas precisa o homem para ser feliz: benção divina, livros e amigos”, sendo que os livros são diálogos incessantes, falando com nossa mente, abrindo a voz do coração e libertando o homem da opressão e da ignorância rumo a (re)construção de uma sociedade mais justa e amorosa.



Por Flávia Garcia Fernandes



terça-feira, 20 de abril de 2010

APAE PARTICIPA DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE -de Augusto Pestana, como instituição de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, tem o dever de se comprometer e de contribuir com a construção de uma educação de qualidade. Para isto vem redimensionando e (re) significando a sua forma de atendimento como parâmetro à compreensão de que todas as pessoas têm possibilidades e diferenças. A partir disso, devemos incentivar e valorizar as potencialidades de cada pessoa, para que todos consigam exercer sua cidadania em plenitude. Neste sentido, a APAE oferece aos educandos a formação com vistas ao ensino cooperativo, no qual todos tenham oportunidade de crescer de maneira participativa, ativa e significativa. Temos um quadro de profissionais especializados (educadora especial, psicólogo e fisioterapeuta), tanto no atendimento da educação escolar, quanto no atendimento clínico. Os ambientes são equipados para dar suporte às necessidades específicas que os alunos com dificuldades especiais de aprendizagem apresentam, dando atendimento também no turno inverso ao da escola regular.

É muito importante ressaltar que a APAE tem o cuidado em construir uma educação que não rotule, organizando os seus serviços de apoio para que realmente juntos consigamos organizar, orientar, capacitar, (re) avaliar, esclarecer professores e diretores onde a inclusão seja o foco das discussões. Este foi o foco dos estudos que ocorreu com o grupo de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos da rede que ocorreu no dia 08 de abril, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

A APAE, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC - de Augusto Pestana, têm se preocupado com estas questões e por isto busca esta construção educacional, reafirmando parcerias na capacitação de professores da Rede Municipal. Informa a comunidade que além dos profissionais que podem auxiliar os alunos do ensino regular, possibilita parcerias com convênios médicos.

Por : Flávia Garcia Fernandes, Coordenadora Pedagógica da SMEC de Augusto Pestana

e Maria de Fátima Schifer, Coordenadora Pedagógica da APAE.

A semana da Secretaria Municipal de Educação

A semana da Secretaria Municipal de Educação




- Dia 12 de abril foi realizado um encontro dos professores de História e Geografia da Rede Municipal, Professoras Cleci Bauer, Leia Wentz e Rosenara Kirshner com a Professora Edith Klein , buscando metodologias para resgatar a história do Município, na proposta do Projeto de Resgate Étnico Municipal, que está sendo realizado no ano de 2010.



-As professoras da Escola de Educação Infantil Estrelinha Dourada reuniram-se no dia 13 de abril na Biblioteca Municipal para estudar a Psicomotricidade na Educação Infantil e planejar as atividades pedagógicas do trimestre conforme as idades respectivas dos educandos.



- As crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental da Rede já realizaram as avaliações da Provinha Brasil, do Ministério da Educação, nas escolas Dr.Pestana e Rocha Pombo. As provinhas estão sendo aplicadas pela Professora Ione Lindorfer, da Secretaria Municipal de Educação.



- Dia 14 de abril, quarta-feira, as professoras do Segundo Ano do Ensino Fundamental Jacira Nogara, Marines Barasoul e Noeli Martins reuniram-se com a coordenadora pedagógica da Secretaria Flávia Fernandes na construção dos Planos de Estudo do Ano, na constituição curricular e planejamento do Ensino Fundamental de Nove anos, Lei nº 11.274.

A criança de seis anos na Rede Municipal de Augusto Pestana

Professores: Asta Drevs Miorança,

Flávia Garcia Fernandes, Graciela P. Oliveira,

Manoele Wildner, Roberta Kuhn Fuhr, Sérgio Roberto Santos.





A criança de seis anos está em fase de transformações psicológicas, físicas e sociais. Apresenta conflitos emocionais de impulsividade, compulsividade e instabilidade. Precisa de orientações diante das oscilações de humor e mediação para a convivência social.

Com seis anos, a criança interage com o mundo, tornando-se cognitivamente capaz de formar suas próprias hipóteses.

É nesta idade, que a criança começa a ter acesso, segundo a suas capacidades, a linguagem escrita, não podendo separar-se da ludicidade. O desenvolvimento da escrita pode e deve ser trabalhado por meio de estratégias que respeitem as características desta idade, os limites do seu cipó, dando direito de viver a infância.

Ao brincar, a criança de seis anos cria uma situação imaginária, conhece um nível mais elevado da sua idade cronológica, da sua conduta diária, ultrapassando suas capacidades imediatas, aprendendo de forma ampla, prazerosa e crítica.

Os educadores Montessori e Vygotski defendem que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorrem de maneira mais significativa quando ocorrem forma lúdica e interativa. É desta forma que o trabalho com crianças de seis anos de idade deve ser conduzido na Rede Municipal de Augusto Pestana.



Referência: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Fundamental. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Francisca Izabel Pereira, Mônica Correia Baptista e Sara Mourão Monteiro (orgs). Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2009.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VISITA DO COELHO DA PÁSCOA NA E.INFANTIL EM AUGUSTO PESTANA




                                                                             Pela Secretaria de Educação, Augusto Pestana.


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em uma sepultura, onde ali ficou, até sua ressurreição, realizada no terceiro dia após sua morte. Muitos são os símbolos desta festa: a vela, representando a ressurreição como uma vitória; o peixe, como um dos mais antigos símbolos cristãos, lembrando que somos “peixinhos de Cristo”, vivendo à partir da água batismal e vivendo mergulhados na graça divina; o cordeiro, representando Cristo que morreu para salvar os pecados da humanidade, já que os judeus do período a.C. sacrificavam estes animais em um ritual como sinal de pedido de perdão a Deus pelos pecados; o ovo, que aparentemente morto, rompe barreiras externas e representando a ressurreição e o coelho, representando a fecundidade da instituição cristã, com seus muitos “filhos”.



As escolas da Rede Municipal de Educação de Augusto Pestana estão procurando trabalhar o verdadeiro sentido da páscoa: ressurreição, vida, reflexão, combinando com a alegria e fantasia de sonhar com alguns destes símbolos na Infância. Neste sentido, no dia 24 de março, as escolas E.M.E.I. Estrelinha Dourada e E.M.E.I. Turma da Esperança receberam a visita do Coelho da Páscoa.



As crianças da Educação Infantil receberam a visita do Coelho com muita euforia, trocando segredos e realizando até mesmo pedidos a este personagem que além de simbolizar a vida, desperta a imaginação e a alegria nesta festa cristã.

Abertura do ano letivo

No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, ocorreu a primeira reunião de professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, na Prefeitura.


O grupo foi prestigiado pela manhã com a presença do palestrante Professor João Pedro, o missionário de Passo Fundo, que provocou uma reflexão emocionante sobre a importância da vida, da família, da escola como instituição social e da função do educador.

O Professor João Pedro enfatizou a importância da disciplina na educação, que dá segurança aos alunos e permite uma boa convivência social. Lembrou a importância do professor como ser atuante, autônomo e atualizado no mundo globalizado atual. Com frases fortes como “Eu nasci para ser feliz”, “Crie qualidades para você”, “O segredo da vida não é quanto você ganha, mas quanto você gasta”, “Justificar o seu erro não adianta! Resolva o problema e não erre mais”. O palestrante salientou também o amor ao que se faz no trabalho, o amor ao lugar onde moramos e ao nosso lar como estratégias espirituais para a construção da felicidade.

Durante a tarde os professores planejaram novidades para o ano letivo e foi lançado oficialmente o Projeto de Leitura para o ano de 2010, visando incentivar os alunos da rede municipal a lerem e escreverem mais. Os alunos retornam das férias no dia 22 de fevereiro, segunda-feira.

PROJETO DA ÁGUA E MEIO AMBIENTE - E.M.E.INFANTIL ESTRELINHA DOURADA

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fotos Abertura Ano Letivo

ABERTURA DO ANO LETIVO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL- 2010


No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, ocorreu a primeira reunião de professores da Rede Municpal de Educação de Augusto Pestana.

O grupo foi prestigiado pela manhã pelo palestrante Prof. João Pedro Dallezotte, missionáio de Passo Fundo, que provocou uma reflexão emocionante sobre a importância da vida, da família, da escola como instituição social e da função do educador.

O Professor João Pedro enfatizou a importância da disciplina na educação, que dá segurança aos alunos e permite uma boa convivência social. Lembrou da impotância do professor como ser atuante, autônomo e atualizado no mundo globalizado atual. Com fases fortes como "eu nasci para ser feliz", "crie qualidades para você", "o segredo da vida não é o quanto você ganha mas quanto você gasta", "justificar o erro não adianta, adianta; resolva o problema e não erre mais". O palestrante saliento estratégias para a construção da felicidade: o amor que se faz no trabalho, o amor a cidade e o amor a família.

Durante a tarde os professores planejaram novidades para o ano letivo e foi lançado oficialmente o Projeto de Leitura para o ano de 2010, visando incentiva os alunos a ler e escrever mais. Os alunos retornaram das férias no dia 22 de fevereiro, segunda-feira.


Augusto Pestana, 18 de fevereiro de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

A pipoca que somos



A culinária me fascina. De vez em quando, até me atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que as panelas. Por isso, tenho mais escrito sobre comidas que cozinhando.
A pipoca e um milho mirrado e subdesenvolvido. Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos milhos graúdos parecessem aquelas espigas maiores, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado. Repentinamente, os grãos começaram a estourar, saltaram da panela com enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros, quebra-dentes, se transformaram em flores brancas e macias que até crianças podiam comer.
Mas transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passam pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem.
Na simbologia cristã, o milagre do milho de pipoca pode ser representado pela morte e ressurreição de Cristo. A ressurreição é o estouro do milho da pipoca. É preciso deixar ser de um jeito para ser de outro.
Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando com os piruás com os paulistas, descobrem o que eles ignoram o que seja. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. Mas acho que o poder metafórico dos piruás é muito maior. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não podem existir coisas mais maravilhosas do que o jeito delas. Ignoram o dito de Jesus: “Quem preservar sua vida, perdê-la-á”. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não se transformam na flor branca macia. Não vão dar alegria pra ninguém. Terminando o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.

(Texto extraído de “O amor que acende a lua”, de Rubens Alves).